sexta-feira, 7 de junho de 2013

São várias as formas e as propostas de acesso à gestão das escolas públicas: Entre elas destacam-se: Diretor indicado pelos poderes públicos, diretor de carreira, diretor aprovado em concurso público, diretor indicado por listas, e eleição direta para diretor.
 A efetiva participação das comunidades local e escolar, a proposta pedagógica para a gestão e a liderança saõ algumas exigências para a escolha do diretor.É fundamental, que essa opção garanta a participação coletiva.



Apesar das eleições para diretor serem bastante polêmicas, a defesa dessa modalidade está em acreditar que o destino da escola será decidido pela própria escola. Vale destacar, nessa modalidade, a importância dada ao processo de participação e decisão na escolha dos diferentes candidatos pelas comunidades: local e escolar.
Assista ao vídeo sobre gestão democrática: a escola que queremos!

Nas instituições estaduais do nosso município onde existem chapas inscritas ou aprovadas, quem indica os candidatos é o colegiado. Para assegurar o bom andamento do processo existem nas escolas as Comissões Organizadoras, que são compostas por tr~es ou cinco membros do colegiado. O grupo é composto por alunos, pais, professores, especialistas da educação e demais funcionários das instituições d4e ensino. Um dos membros da comissão é eleito coordenador dos trabalhos.
Entre as atribuições da comissão está a de planejar, organizar e coordenar o processo eleitoral. Nas escolas onde mais de uma chapa está inscrita vence a que tiver maioria simples dos votos. Já nas instituições de chapa única, para ser declarada vencedora, uma chapa deve obter mais de 50% dos votos. Votos brancos ou nulos também são contados como votos válidos. Se achapa única não conseguir atingir a porcentagem mínimados votos a escolha se dará por meio do colegiado. Outra consulta ocorre se, nas escolas com mais de uma chapa, houver empate.
Nas escolas em que não houver empate, o candidato vencedor é conhecido no mesmo dia. Após o processo, as comissões enviam o resultado para a Superintendência Regional de Ensino(SRE), que encaminha à SEE. A Secretaria é responsável por providenciar os atosde nomeação dos diretores e designação dos vices-diretores. Já nas instituições municipais, a secretaria municipal de educação indica os diretores por estarem vinculadosa interesses políticos ou que tenham o perfil adequado para assumir uma gestão democrática.
Proponho a vocês, educadores, que analisem como acontece a eleição de diretores, a postura do diretor frente a gestão democrática, no nosso município e postem seus comentários a respeito.

Os links para pesquisa deste blog:

 www.webartigos.com/artigos/gestaodemocraticanaescolaaeleiçãodediretores
 www.educacao.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário