sexta-feira, 7 de junho de 2013

Olá, pessoal!
O blog debate sobre a gestão democrática nas escolas públicas.
Eu sou pedagoga e trabalho na Escola Estadual Euclides Dantas, no município de Taiobeiras.MG.
Criei esse blog com intuito de interagir, refletir, debater com os professores e equipe pedagógica, sobre a importância da gestão democrática, enfocando também a eleição de diretores, como um processo de democratização da gestão escolar.
A eleição de diretores é um passo decisivo para a efetivação da gestão democrática nas escolas. O fortalecimento da gestão democrática é uma luta antiga de todas as pessoas envolvidas com a educação.
Vamos conhecer um pouco do contexto histórico em que está inserida as eleições diretas para o cargo de diretor.
A discussão sobre gestão democrática no Brasil, com eleição direta para diretores recua à década de 60, quando uma grande movimentação social a favor de mudanças para acabar com o regime militar que atuava naquele momento. Na década de 70, o processo de escolha de diretores escolares ocorria por indicação política, era o clientelismo na educação. A comunidade servia apenas para legitimar as decisões da direção. O gestor era indicado pelo político local e ficava sem autonomia, passando a dever favores, que incluia representar a classe política atuante.
A partir das décadas de 80 e 90 a necessidade das eleições para diretor em escolas públicas ganha força, e o Estado enão promove a eleição dos dirigentes escolares basada na eleição representativa, ou seja, o diretor permanecia como representante das decisões políticas no ambiente da escola, sendo apenas uma forma mais amenizada de dominar a sociedade.
Enquanto educadores, acreditamos que a seleições para direção escolar possam vir a constituir-se num forte instrumento de democracia, respeitando as vontades e desejos da comunidade escolar.
Na educação, a relação entre qualidade e participação, firma-se na capacidade de perceber e conceber a educação como um espaço público para expressar os interesses múltiplos.
Na perspectiva democrática, a solidariedade na execução das ações é de fundamental importância, poisalterna os postos de comando horizontaliza as relações de poder e assim podem ser alcançados os objetivos coletivamente. Para isso é preciso, mudança de postura, adoção de novos modelos de gestão que garantam a participação popular e se opor à processos burocráticos,gerenciais e centralizadores.
Há inúmeros questionamentos sobre a democratização na educação através da eleição de diretores.
Primeiro, porque a gestão democrática envolve três aspectos: o acesso à escola, o processo pedagógico e o processo administrativo.
No acesso à escola, são criados formas para criação e ampliação das unidades escolares e isso ligado também à: salários dignos aos professores e melhoria das condições de trabalho, não só no uso de novas tecnologias, mas também sob uma nova maneira de pensar o trabalho educativo.
Quanto ao processo pedagógico o objetivo é a permanência do educando na Unidade através da "ampliação de oprtunidades educacionais"( HORA,2005,p.35).
No processo administrativo, a democratização é mais complicada, pois há uma visão inseparavél do gestor com o da decisão suprema em ouvir os demais, o que demonstra a interpretação errônea das leis vigentes. A democratização só pode ocorrer , "através da participação de professores e pais nas decisões tomadas, eleição para cargos diretivos, assembleias e eliminação das vias burocráticas"(HORA,2005,p.35).
Por isso, a gestão democrática não pode ser representada só pelo diretor da escola, mas por toda comunidade, participando ativamente no ambiente escolar e a escoal garantir aos seus alunos o acesso ao conhecimento, seja esse aluno rico ou pobre.
Não podemos pensar que a gestão democrática pode resolver todos os problemas de uma escola, mas através dela a escola pode caminhar melhor, mesmo que em muitos lugares ainda continue existindo o clientelismo, mas a implantação das eleições diretas para diretor já busca superar essa indicação que antes existia com mais rigor.
Então, cabe aos diretores eleitos mudar essa realidade, fazendo valer a gestão em sua unidade. Ainda há muita coisa para mudar, como o autoritarismo do diretor, para promover cada vez mais a democracia. Muitos diretores ainda sofrem pressões  do grupo que o elegeu, mas isso ainda é resultado do processo histórico brasileiroem que as pessoas ainda não se habituaram à participação e à decisão coletiva. Todos devem caminhar juntos: professores, diretores para que a educação seja de qualidade para todos.
Observe as charges, que retrata bem essa questão:




A eleição de diretores escolares representa um clamor da população e possibilita uma transformação social. A mudança nas instituições que estão com uma gestão democrática visível: A comunidade se sente mais à vontade para estar opinando, tirando dúvidas junto à direção, participando dos eventos escolares e nas tomadas de decisões. A mudança na postura do diretor, o acesso ao cargo aos profissionais da educação, a valorização das questões pedagógicas, vai promover uma proximidade maior entre diretor, pais , funcionários, alunos deixando de descriminar para icentivar, saber ouvir, em prol de uma educação de qualidade. O diretor muda sua atitude, deixando de ser autoritário, para um comunicador, permitindo a participação de todos em opinar, propor e solucionar problemas e colaborando apresentando soluções, compartilhando a gestão. Os profissionais da educação podem participar do pleito, escolhendo também o diretor escolar, pela via da eleição direta e com a participação da comunidade.

Assista ao vídeo, e fique por dentro!


O processo eleitoral é, sim, o caminho que mais favorece para o debate democrático nas escolas, o compromisso por parte dos diretores em  permitir a cobrança de toda comunidade escolar que participou do processo de escolha. É com entendimento e com responsabilidade devida que como pedagoga dessa instituição de ensino, espero que toda comunidade, participem, das eleições para diretores escolares.







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